"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível." S. Francisco de Assis

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Planejamento alimentar

Não me recordo de ter escrito por aqui ainda, para deixar claro: eu ainda não estou definitivamente de dieta, ou seja, ainda não estou seguindo estritamente as quantidades e as calorias indicadas pela nutricionista.
Estou numa fase de adaptação, onde eu estou mudando os meus hábitos aos poucos, para quando começar com a restrição na alimentação (quantidades e calorias), a dieta não se torne tão difícil como costuma ser quando entramos de cara em um regime.
Este é motivo que leva muitas pessoas, inclusive eu, a desistir da dieta por achar difícil, ou achar qualquer outra desculpa para não seguir em frente. O fato é: temos hábitos alimentares que vem de anos, não dá de um dia para o outro tornar-se totalmente radical.  A mente e o corpo não entendem.              
Mas mesmo assim, estou seguindo uma vida saudável.  Seguindo umas regrinhas básicas que estou aprendendo: Comer sentada e devagar, ingerindo muita água durante o dia e  dando preferência para alimentos saudáveis.
Mas, para consumir alimentos saudáveis, eu tenho que comprá-los.
Então, neste final de semana foi uma compra voltada para esses tipos de alimentos.
Tive a ajuda da nutricionista de duas formas: uma lista de alimentos que devem ser comprados em lojas de produtos naturais ou em mercados (a maioria dos mercados hoje tem uma seção só de light, orgânicos, naturais, etc) e pelo cardápio que ela tinha passado, fiz um geral do que teria que ter em casa. Veja a listinha do que eu comprei para uma semana:

Arroz integral Ritto – Mãe Terra
Gergelim Integral  - mãe terra
Biscoito Cookies Diet - jasmine
Iogurte Light
Queijo branco
Peito de peru
Pão de forma integral light – Wickbold
Geleia de Damasco Diet
Alface
Rúcula
Tomate
Pepino
Cenoura
Chuchu
Brócolis
Abobora japonesa
Salsinha e Cebolinha
Tomatinho Cereja
Atum light
Sobrecoxa de franco
File de Peixe St. Peter
Banana
Mamão papaya
Maça
Pera
Morango
Kiwi

Acho que foi isso, vamos ver se não vai estragar nada, ou se vou ter que comprar mais coisas durante a semana. Não tem nada ai na lista que eu não goste (acho difícil eu não gostar de alguma coisa). Também pensei em pratos fáceis e rápidos de preparar.

As frutas irei levar para o trabalho, comida só em  casa a noite e nos finais de semana.
Durante a semana, estou à procura de um kilo mais saudável (com carnes grelhadas e sem molho). Hoje eu fui a um restaurante muito bom! Mas irei testar mais!
Engraçado quando a gente começa a procurar vê que tem muito mais possibilidades do que imaginava!

Beijos e boa semana!

Nenhum comentário: